Adulteração em álcool

Adulteração em álcool

Autor

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

Tópicos do Post

Adulteração em álcool

Adulteração em álcool

Você sabia da venda de bebidas adulteradas e seus danos para saúde?
Adulteração em álcool

De acordo com o dicionário, o termo “adulteração” tem como significado: “ato ou efeito de adulterar (algo), de modificar lhe as características iniciais; falsificação”. O álcool com ingredientes especiais adicionados é normalmente caracterizado como álcool adulterado e a adulteração de bebidas alcoólicas tem por objetivo torná-las extremamente semelhante à bebida original, imitando uma substância que o autor propôs igualar em aparência. (NAGATO, 2001)

A produção de álcool falsificado mostra-se como um problema que tem se agravado no Brasil, trazendo riscos à saúde do consumidor e perda na arrecadação de impostos pelo governo. A bebida adulterada é produzida sem nenhum controle, utilizando ingredientes impróprios para consumo humano, resultando em uma bebida de baixíssima qualidade que é vendida a preços baixos. (NAGATO, 2001)

O principal alvo de falsificação são as bebidas com alto valor comercial, como por exemplo os whiskies importados. Além disso, bebidas nacionais que possuem um elevado consumo pela população, como vodkas, conhaques de gengibre e aguardente de cana também são alvos de falsificação. (NAGATO, 2001)

Na maioria dos casos, as bebidas alcoólicas adulteradas são elaboradas pela adição de água, álcool, aroma e corante caramelo. Essas matérias primas não possuem nenhum tipo de controle, podendo gerar risco à saúde humana principalmente pela presença de metanol e outras substâncias com níveis acima do tolerado pela legislação. (NAGATO, 2001)

Ao longo do processo de fabricação das bebidas adulteradas, os diversos compostos formados, como aldeídos, álcoois, ésteres e ácidos são encontrados em quantidades acima do limite tolerado pela legislação. A ingestão dessas bebidas pode causar intoxicação, tendo como sintomas desde dores de cabeça, náuseas e vômitos, e em casos extremos pode levar a cegueira ou morte. (NAGATO, 2001)

Portanto, é sempre importante se atentar às características do líquido, aos detalhes do rótulo e ao preço do produto para identificar bebidas falsificadas, visto que o consumo desta traz prejuízos à saúde do consumidor.

É importante se atentar às informações sobre as vendas de bebidas alcoólicas adulteradas e saber diferenciá-las das bebidas de qualidade. Uma boa opção para evitar o consumo dessas bebidas que podem trazer prejuízos à saúde são as bebidas sem álcool. No Empório Sem Álcool, há diversos tipos e sabores para você aproveitar! Para mais informações, acesse o link.

Adulteração em álcool

sobre nos empório sem álcool sobrieta

Referências

NAGATO, Leticia Araujo Farah et al. Monitoramento da autenticidade de amostras de bebidas alcoólicas enviadas ao Instituto Adolfo Lutz em São Paulo. Food Science and Technology [online]. 2001, v. 21, n. 1 [Acessado 20 Julho 2022] , pp. 39-42. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-20612001000100009>. Epub 31 Ago 2001. ISSN 1678-457X. https://doi.org/10.1590/S0101-20612001000100009.

Adulteração em álcool